Lar de São Silvestre de Escalos de Baixo

Dinâmicas na Comunidade

O Centro de Dia de S. Silvestre tem apostado em novos caminhos de intervenção, através da criação de dinâmicas inovadoras para a comunidade, pensadas tendo em conta as necessidades da população idosa da União de Freguesias de Escalos de Baixo e Mata.

Neste sentido delineamos expandir e incrementar respostas sociais inovadoras no domicílio, proporcionando várias atividades com serviços qualificados e humanizados, tendo como meta principal envolver a comunidade local promovendo o seu bem-estar no âmbito do envelhecimento ativo e saudável.

Todo este trabalho tem sido possível através da implementação de alguns financiamentos que deram origem a uma intervenção personalizada e comunitária.

Dinâmicas

+ProximIdade

O ano de 2023 constitui-se como uma oportunidade para consolidar a estratégia “Dinâmicas na Comunidade”, enquanto resposta diferenciadora no apoio e na articulação com a comunidade sénior, na oferta de serviços ajustados às necessidades da pessoa com base no modelo participativo e no reforço com serviços complementares à resposta tipificada de SAD.

Clicks & Afetos

O projeto “Clicks & Afetos” tem a duração de 1 ano e as atividades serão desenvolvidas no domicílio junto de 17 beneficiários/as residentes na União de Freguesias de Escalos de Baixo e Mata, com periocidade semanal.

+CO3SO

Através do mecanismo do Sistema de Apoios ao Emprego e Empreendedorismo - +CO3SO Emprego Empreendedorismo Social, promovido pelo Centro 2020, com financiamento do Fundo Social Europeu, o Centro de Dia de S. Silvestre reforçou a sua atuação junto da comunidade sénior com a constituição de uma equipa que tem como objetivo trabalhar projetos de envelhecimento.

Cuidar no Tempo

O projeto “Cuidar no Tempo”, apoiado pelo Prémio Fidelidade Comunidade 2020 teve como objetivo apoiar e empoderar os cuidadores informais e pessoas com perturbações neurocognitivas.